Sistema Press Club
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Palestra na Vila do Saber discute falta de mega espaços para eventos em São Paulo e no Rio
Press Kit - ABAV 2014 - Portugus
Página principal do Press Kit  ABAV 2014 - PortugusEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


Palestra na Vila do Saber discute falta de mega espaços para eventos em São Paulo e no Rio

Tema foi apresentado por Sergio Junqueira Arantes entre as palestras da Vila do Saber, durante o 42º Congresso ABAV, no dia 26 de setembro

A escassez de um grande centro de convenções no Brasil, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi um dos temas discutidos na 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo. O assunto foi abordado na última sexta-feira (26) pelo especialista em eventos, diretor da Eventos Expo Editora, do Prêmio Caio e do Fórum Eventos, Sergio Junqueira Arantes, no espaço Vila do Saber, reservado para as palestras do 42º Congresso ABAV.

“Qualquer empresa ou entidade que pretenda realizar um evento de médio ou grande porte em São Paulo e no Rio de Janeiro será defrontada com uma triste realidade: os espaços de médio e grande porte são poucos. Um grande centro de convenções permitiria dobrar ou triplicar o volume de participantes estrangeiros em eventos na cidade”, destacou Sergio Junqueira Arantes.

No ranking dos 150 maiores centros de convenções do mundo, produzido pela Revista Eventos, o primeiro colocado do Brasil situa-se na 104ª colocação (Mendes Convention Center – 4.600 pessoas). Nas 100 primeiras colocações, 7 da Austrália, 4 do México, 3 da África do Sul, centros de convenções da Índia, Indonésia, República Dominicana, Filipinas, Sri Lanka e na 17ª posição Porto Rico (16.576 lugares). “O Brasil merece mais. São Paulo, a capital dos eventos, e o Rio de Janeiro, mais importante cidade turística nacional, precisam de um grande centro de convenções que atendam às grandes convenções nacionais e os congressos internacionais de maior porte, irrigando a economia da cidade”.

Na atualidade, agências de eventos estão se estabelecendo em Miami para atender às empresas nacionais que, devido às dificuldades em realizar suas maiores convenções e lançamentos de produtos no Brasil, os estão realizando nos Estados Unidos. Os maiores congressos mundiais que aportam no país são realizados em meio a improvisações devido à falta de centros de convenções de grande porte prontos para recepcioná-los.

“Estudo realizado em Baltimore indicou que a cidade, por falta de um centro de convenções de porte adequado, perdeu 444 eventos, 2.315 dias de eventos, 1,4 milhões de participantes e 2,3 milhões de pernoites”, disse Sergio Junqueira. “Se pesquisa semelhante fosse feita em São Paulo e Rio de Janeiro, mostraria a perda de quantos eventos, de quantos pernoites?”, questionou o palestrante.

Para finalizar, o diretor da Revista Eventos destacou que “o Brasil precisa de um centro de convenções de grande porte, que atenda às necessidades do mercado, planejado a partir de estudos e pesquisas e consulta aos seus usuários. Precisamos de centros de convenções que se apropriem da infraestrutura urbana de seu entorno (hotéis, restaurantes, bares, teatros e museus, por exemplo), multiplicando o aproveitamento de cada um deles e gerando emprego e impostos”.

Sobre o palestrante

Publisher da Revista Eventos, Mix Hotel e do Portal Eventos, Sergio Junqueira Arantes é também diretor da Cecomércio SP, vice-presidente da ANETUR Associação Nacional de Editores de Turismo e Eventos, diretor e um dos fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, conselheiro do SINDIPROM/SP, diretor do SKAL-SP e membro dos Conselhos de Turismo da CNC e da FECOMERCIO/SP. É também membro da Comissão de Honra e do Júri da premiação portuguesa Gala dos Eventos, Membro Benemérito do Instituto Brasileiro de Eventos (IBEV) e Embaixador do Rio de Janeiro. Teve um de seus textos incluído na coletânea Brasil Pentacampeão e prefaciou o livro “Segurança em Eventos – Não dá para ficar sem!”, de autoria de Andréa Nakane. Entre as homenagens de sua carreira, recebeu o Troféu MG Turismo, o Prêmio Homem do Ano 2006, o Troféu Joana Palhares, o Prêmio Quality Brasil, o Prêmio ANATEC 2014 e, por dois anos, foi eleito um dos Profissionais Mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro.

A 42ª ABAV Expo é realizada pela ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens e é segmentada por regiões: Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. O evento disponibiliza espaços diferenciados, como a Vila do Saber – Congresso ABAV, Ilha Corporativa, Estação Vivências Brasil, Sala Vip do Agente ABAV e um Lounge de Negócios. A feira foi aberta ao público em geral entre ontem (27) e hoje (28), das 14h às 20h.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Fátima Gatoeiro
Assessoria de Comunicação / ABAV Nacional
Assessoria de imprensa ABAV 2014 - Portugus
Fone: 11 - 3155-3073
E-mail: comunicacao@abav.com.br
Site: http://www.abav.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007